Barcelona, o meu maior desafio

 As inscrições para o programa de mobilidade ERASMUS+, para o ano letivo 2021/2022, encontram-se abertas até dia 17 de fevereiro. Com o objetivo de dar a conhecer os destinos abrangidos para o curso de Ciência Política e Relações Internacionais, o NECPRI irá publicar uma série de testemunhos dos vários alunos que participaram neste projeto europeu.

Experiências ERASMUS de Ricardo Reis (2019/2020)


A decisão de ir de Erasmus é mais difícil do que parece previamente; sempre tive dúvidas e receios de ir viver para fora, e nunca achei que fosse algo que estava talhado para fazer. Ainda assim decidi arriscar, afinal de contas pode ser uma oportunidade única na vida. Escolhi Barcelona porque sempre foi das minhas cidades favoritas (muito por culpa do futebol, mas também da sua história). Passei por muitas indecisões, mas, no final, acabei por contrariar tudo o que dizia sobre a possibilidade de estudar no estrangeiro, e fui. 

Em Barcelona, deparei-me com uma realidade semelhante, mas, ao mesmo tempo, diferente. Uma cidade sempre movimentada e cheia de riquezas históricas e lugares por descobrir. Ainda assim não fiquei a residir no centro, dado que a minha faculdade ficava longe, e acabei na residência, a cerca de quarenta minutos do centro. 

Ao contrário da maioria dos relatos de amigos sobre Erasmus, não me deparei com uma forte cultura de Erasmus ou pessoas de vários países, mas sim com muitos estudantes locais, o que dificultou um pouco a integração. Aliado a este facto, tive ainda a experiência de coincidir com os tumultos catalães, o que alterou os sistemas de avaliação e dificultou um pouco a experiência de Erasmus. Porém, as dificuldades não me fizeram aproveitar menos esta experiência porque Barcelona é sempre uma cidade recheada de atividade e novas oportunidades de conhecimento e lazer. 

Com isto, quero transmitir que Erasmus é uma experiência que pode não ser tão perfeita quanto desejaríamos, mas será sem dúvida das maiores da nossa vida. Tinha expetativas que não se cumpriram, porém não voltei desiludido, pois sei o quanto me enriqueceu a nível académico e, principalmente, a nível pessoal.

Se sempre tiveram esta vontade de ir, não deixem que receios vos atrapalhem, afinal de contas, digo, por experiência própria, que quando derem conta já cá estão outra vez. 


Sagrada Família

Comentários

Mensagens populares