Simulação do CSNU


Para abrir o ano letivo de uma forma dinâmica e desafiante, o NECPRI realizou, no passado dia 16 de outubro, às 16 horas, o seu primeiro evento: uma Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

Dadas as circunstâncias atuais, a atividade decorreu através da plataforma Discord, criando-se uma série de salas de reunião que permitiram sequenciar os vários momentos do evento: uma representando a Assembleia Geral das Nações Unidas - onde se deu a maior parte da atividade - e uma por cada país do CSNU. Em cada sala os participantes puderam trocar ideias livremente, com o objetivo de, tendo sempre em conta os interesses da sua delegação nacional, negociar um projeto de resolução.

Face ao conflito entre Barcarak e Arcanistão (países fictícios) - despoletado pela captura, por parte do primeiro, de um navio de carregamento de armas em águas internacionais pertencente ao Estado vizinho -, os participantes foram divididos em delegações (cada uma correspondente a um Estado real presente no CSNU). Para que pudessem solucionar o litígio, foram-lhes dadas cartas de missão que o explicavam e às orientações e objetivos do seu país específico, não só para que pudessem fundamentar as suas intervenções, como também para guiar as mesmas.

O evento começou com as alegações iniciais de cada delegação, seguidas de um debate moderado, onde os delegados mostraram um dinamismo marcante. A sessão terminou com a leitura da resolução acordada por todos - uma vitória para a moderação do conflito Barcarak-Arcanistão, mas também para o NECPRI, visto que a aprovação por unanimidade de uma resolução do CSNU foi uma estreia! O Núcleo agradece a todos os intervenientes a sua dedicação e espera ter-lhes proporcionado um ambiente divertido em que puderam aplicar as suas capacidades diplomáticas.




Comentários

Mensagens populares